top of page

RELATORIA: Reunião de Colegiado (13 set 2017)

  • Felipe Duplat, Alexandre Bittencourt
  • 19 de set. de 2017
  • 5 min de leitura

No dia 13 de agosto de 2017, às 14 horas, na Sala de Congregação, aconteceu a Reunião de Colegiado da Faculdade de Economia para apreciar a seguinte ordem do dia:

Prezados(a) Membros, Bom dia!De ordem do Coordenador, convocamos os(a) senhores(a) para reunião dos Membros do Colegiado, dia 13/09/2017 (quarta-feira), às 14:00h, na sala de reunião da Congregação, onde discutiremos os seguintes pontos: 1) Matrícula 2017-2;2) Processos Deliberação;3) Comentários sobre o resultado do item 4.2, pág. 12, do Relatório da Avaliação Institucional da Faculdade de Economia do Diretório Acadêmico Prof. Plínio Moura do semestre 2016-2;4) Pesos do SISU para o curso de Economia - UFBA;5) O que ocorrer.

Estiveram presentes os membros com direito a voto:

  • Uallace Moreira (Coordenador)

  • Lielson Coelho (membro do Colegiado)

  • Rodrigo Oliveira (membro do Colegiado)

  • Leonardo Bispo (membro do Colegiado)

  • Fabrício Sousa (representante dos técnico-administrativos)

  • Julia Natália (representação estudantil)

  • Felipe Duplat (representação estudantil)

Além disso, o Pró-reitor de Ensino e Graduação, Penildon Silva Filho, o servidor João Alexandre e a discente Jamile Souza se faziam presentes.

Informes:

01.

Lielson informa sobre sua preocupação com os altos níveis de evasão no curso de Economia da UFBA e, em função disso, organizou uma reunião com os coordenadores e autoridades do curso na Bahia para discutir o futuro do ensino da Economia. Esta reunião será realizada na Faculdade de Economia na sexta-feira, às 09 horas.

Penildon informa que há projetos de extensão que podem ajudar na melhor divulgação do curso de Economia no estado e na cidade de Salvador.

O Diretório Acadêmico avisa que há projetos como esse que podem ser usados como referência, a saber do projeto de extensão da Faculdade de Economia da UESC, no qual se visitam as escolas de ensino médio da cidade de Ilhéus para atrair pessoas a quererem ingressar no curso.

Uallace diz que um dos grandes propulsores das altas taxas de evasão estudantil se formou através da implementação do SISU. Dessa forma, informa que o Colegiado está planejando um mapeamento dos motivos de evasão e da baixa quantidade de formandos do curso de Economia.

Rodrigo informa que há um trabalho de professores da UFPB que inferem que a evasão estudantil da UFPB, após a implementação do SISU, elevou-se em 20%. Acrescenta ainda que uma boa forma de diminuir a evasão seria através da criação do curso noturno, uma vez que, na UFPE, a evasão dos cursos noturnos é bem menor que a evasão dos cursos diurnos.

02.

O Diretório Acadêmico informa que já começou a ser divulgada sua Avaliação dos Professores e da Faculdade de Economia para o semestre 2017.1. Ela terá seu início no dia 15 de setembro, estendendo-se até o dia 15 de outubro.


PONTO 01

Pesos do SISU da Faculdade de Economia da UFBA

O Diretório Acadêmico informa que há uma discrepância entre os pesos do SISU e a formulação

do currículo da Faculdade. De acordo com o Termo de Adesão ao SISU da UFBA, os cadernos de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias têm o mesmo peso, sendo peso 2, que não reflete a realidade dos conhecimentos demandados para se cursar o currículo atual de Economia da UFBA. Dessa forma, seria interessante elevar o peso do caderno de Matemática e abaixar o peso do caderno de Ciências da Natureza.

Penildon informa que a Faculdade tem total autonomia para decidir quais são os pesos, desde que seja uma decisão aprovada em Departamento e em Congregação, refletindo a opinião de todos. Após essa unanimidade, basta enviar um ofício para a Reitoria até meados de novembro para que os pesos sejam oficialmente alterados.

Ademais, acrescenta que a Faculdade também goza de autonomia para decidir sobre a criação de um curso noturno, bastando a mesma unanimidade. Todavia, para a criação de um curso noturno, é necessário que passe pelo aval do CAE (Conselho Acadêmico de Ensino), sendo também necessário ver a oferta de docentes que possam lecionar à noite.

Lielson pergunta para Penildon o que pode ser feito em relação à quantidade de vagas anualmente ofertadas para o Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades, cerca de 20% do total, que nunca são integralmente preenchidas, gerando uma quantidade considerável de vagas ociosas.

Penildon afirma que se pode realizar uma reunião com a diretoria do IHAC para se criar uma área de concentração de Economia. Da mesma forma que já existe para o curso de Direito e de Estudos em Gênero, talvez a criação de uma área de concentração para Economia possa atrair uma quantidade maior de formandos do BI de Humanidades.

Uallace então delibera que, uma vez que a Universidade se encontra em recesso, irá iniciar o debate acerca da opinião da comunidade sobre os pesos no início do semestre 2017.2 para posteriormente incluir nas pautas de Departamento e Congregação.

PONTO 02

Matrícula 2017-2.

Uallace afirma que a matrícula web será iniciada dia 15 de setembro e a matrícula presencial, dia 21 de setembro. Ele estará na Faculdade durante o período da matrícula web para ajudar no que for preciso.

Por fim, acrescenta que não haverá quebra de pré-requisitos. Que pré-requisitos existem para serem respeitados e que não se podem ser feitos quaisquer exceções. Disse que estava reiterando essa assertiva em função do último imbróglio acontecido na matrícula web de 2017-1 onde o Diretório Acadêmico pediu ao Colegiado a quebra do pré-requisito de ECOB42 - Teoria Macroeconômica I-A e ECOB44 - Teoria Microeconômica I de um discente que teve a matéria ECO195 - História do Pensamento Econômico I removida do seu histórico escolar em função de um erro do sistema SIAC, apesar do referido discente ter cursado até o fim a matéria e ter sido nela aprovado. Concluiu, por fim, que o Diretório Acadêmico não pode mandar no Colegiado e que os pré-requisitos devem ser respeitados.

PONTO 03

Processos (deliberação).

Uallace afirma que há alguma quantidade de processos tramitando nas mãos do Colegiado sobre as matérias de alguns formandos e que o Colegiado não atrasará em resolvê-los.

PONTO 04

Comentários sobre o resultado do item 4.2, pág. 12, do Relatório da Avaliação Institucional da Faculdade de Economia do Diretório Acadêmico Prof. Plínio Moura do semestre 2016-2.


Uallace afirma que a avaliação apontou uma melhora, em comparação à última, do desempenho do Colegiado e que o Colegiado está trabalhando para a melhoria de suas atividades.

O Diretório Acadêmico reitera dois pontos que foram constantes na crítica dos discentes ao Colegiado: horário de funcionamento e falta de divulgação dos eventos da Faculdade.

Fabrício afirma que há uma carência na divulgação dos eventos em função da falta de repasse da secretaria da Faculdade para o Colegiado. Ainda acrescentou que acontece diversos eventos na Faculdade que o Colegiado não fica sabendo.

O que ocorrer.

01.

Rodrigo sugere ao Colegiado enviar sugestões ao Conselho Regional de Economia acerca do método avaliativo para as monografias do prêmio Jairo Simões.

02.

O Diretório Acadêmico pergunta ao Colegiado da possibilidade de se realizar cursos de férias na Faculdade de Economia, prática comum em outras unidades.

Uallace reconhece a importância dessa atividade e afirma que o Colegiado deferiria desde que houvesse docente desejoso de ofertá-la.

Nada mais constando.

Relatoria feita por Felipe Duplat Luz.

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Categorias
tags

Copyright © 2017 DAECO-Ufba - All rights reserved.

bottom of page