top of page

RELATORIA: Reunião de Departamento (22 ago 17)

  • Alexandre Bittencourt, Felipe Duplat
  • 12 de set. de 2017
  • 4 min de leitura

No dia 22 de agosto de 2017, às 14 horas, na Sala de Congregação, aconteceu a Reunião de Departamento da Faculdade de Economia para apreciar a seguinte ordem do dia:


Of. Circular nº. 007/2017–DE.Salvador, 18 de agosto de 2017.Prezados(as) Senhores(as): Convidamos Vossa Senhoria para reunião do Departamento de Economia no dia 22 de agosto de 2017, terça-feira, às 14:00h., a ser realizada na Sala Prof. Plínio Moura, quando discutiremos a seguinte pauta: Informes.


1. Liberação de 10 horas semanais de atividades dos professores Antonio Renildo Santana Souza, Luiz Antonio Mattos Filgueiras e Paulo Antonio de Freitas Balanco, para o Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais - PPGRI, como parte do corpo docente deste programa de pós-graduação.

2. Apreciação da programação acadêmica 2017.2.

3. O que ocorrer.


Estiveram presentes os docentes: André Luís Mota dos Santos, Antônio Renildo Santana Souza, Antônio Ricardo Dantas Caffé, Arismar Cerqueira Sodré, Daniel Lemos Jeziorny, Gervásio Ferreira dos Santos, Gilca Garcia de Oliveira, Gisele Ferreira Tiryaki, Henrique Tomé da Costa Mata, Ihering Guedes Alcoforado, Leonardo Bispo de Jesus Júnior, Lielson Antônio A. Coelho, Lívio Andrade Wanderley, Luiz Antônio Mattos Filgueiras, Paulo Antônio de Freitas Balanco, Raymundo José Garrido, Rodrigo Carvalho Oliveira, Uallace Moreira Lima, Vinícius de Araújo Mendes e Vitor Filgueiras.


E a representação estudantil, composta por: Alexandre Bittencourt, Felipe Duplat, Jamile Souza, Julia Natália, Márcio Barreto e Victor Andreoni.


Informes:

01.

André reitera o pedido já realizado pelo Departamento em outra ocasião para que os docentes enviem seus programas das matérias lecionadas, uma vez que ainda falta uma parcela significativa de docentes que ainda não enviaram.

02.

Lielson informa que o Colegiado adotará uma nova postura acerca da normatização dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), uma vez que diversas monografias estavam diferindo de sua versão digital. Dessa forma, agora, será realizado duas normatizações antes de serem efetivadamente depositadas no Repositório.

03.

Uallace complementa a fala do professor Lielson, afirmando que o Colegiado, doravante, não irá mais aceitar monografias que não estejam devidamente assinadas e pontuadas pela banca examinadora, uma vez que este hábito está trazendo diversas complicações ao Colegiado.

04.

Felipe informa que o Diretório Acadêmico está com um novo projeto de analisar a demanda por matérias da Faculdade de Economia ofertadas nos turnos vespertino/noturno, uma vez que o novo perfil do estudante universitário exige essa flexibilização de horário. Dessa forma, foi pedido que o Departamento contemple essa nova realidade.

Ihering frisa que houve, durante a gestão da Diretoria do prof. Balanco, um compromisso da Faculdade de Economia, aprovado em Congregação, para que se estabelecesse um curso noturno.

Balanco afirma que não houve nada formalizado, não passando de um posicionamento favorável da Congregação em se instalar um curso noturno. Ainda afirmou que os docentes contratados a partir do ano de 2009 têm, por obrigação, de lecionar matérias nos turnos vespertino e/ou noturno, uma vez que sua contratação se deu a partir do fomento do REUNI.

Lielson afirma que não há possibilidade de se ofertar matérias lotadas no Departamento de Economia em outro turno que não o matutino, em função do registro do curso enquanto “diurno”.

Renildo acrescenta que já houve na Faculdade de Economia a oferta de matérias da grade obrigatória, como Economia Monetária, Evolução do Capitalismo, Economia Política, à noite - que inclusive o próprio foi o docente das duas últimas citadas. Todavia, o professor se coloca duvidoso quanto à possibilidade de abertura do curso noturno no curto prazo em função dos cortes de orçamento para a educação do Governo Federal.

Lielson confessa que teme que a abertura do curso noturno possa esvaziar o curso diurno, uma vez que este já se encontra com uma baixa taxa de adesão.

Tomé discorda do professor Lielson, afirmando que essa afirmação carece de fundamentos concretos e se coloca alinhado ao posicionamento do prof. Renildo.

André e Rodrigo informam que talvez não fosse interessante a oferta de matérias obrigatórias à noite, uma vez que estas, no turno diurno, encontram-se esvaziadas. Então, eles sugerem ao Diretório Acadêmico que foquem o pedido nas matérias optativas.

André, observando que o informe se prolongou para além do tolerável, afirma que a programação de 2017.2 não poderá contemplar essas demandas, em função da reivindicação tardia, sugerindo que se torne ponto de pauta para uma próxima reunião de Departamento.

05.

Gilca pede para que seja incluído na pauta um novo item: formação de banca examinadora para julgar sua progressão funcional. O pedido é, por unânimade, aprovado e a professora indica os nomes Lívio Andrade Wanderley, Luiz Antônio Mattos Filgueiras e Paulo Antônio de Freitas Balanco para que componham a banca.

Ponto aprovado por unanimidade.

________________________________________________________________


ITEM 1

“Liberação de 10 horas semanais de atividades dos professores Antônio Renildo Santana Souza, Luiz Antônio Mattos Filgueiras e Paulo Antônio de Freitas Balanco para o programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - PPGRI, como parte do corpo docente desse programa”

André explica sobre o pedido realizado por Renildo na última reunião de Departamento e pergunta se este deseja acrescentar algo. Renildo diz que não.

Felipe indaga se Filgueiras pode ser integrado ao corpo docente do PPGRI, uma vez que este está afastado por problemas de saúde.

Filgueiras responde que atualmente já faz parte do corpo docente do mestrado do PPGRI, mas se limita exclusivamente à orientação, não dando aulas. Dessa forma, não há nenhum impeditivo legal. Filgueiras ainda aproveita o momento para salientar que já pediu ao Departamento para que mudasse sua situação de “permanente” para “colaborador”, mas que ainda não foi atendido.

Ponto aprovado por unanimidade.


ITEM 2

“Apreciação da Programação Acadêmica 2017.2”

André divulga a programação e indaga aos membros se há algum comentário a ser tecido acerca.

Rodrigo, Gervásio e Caffé pedem mudança de horário em suas disciplinas e Balanco pede o cancelamento de uma de suas matérias.

Renildo aproveita o ensejo para explicar a sua situação de afastamento para o pós-doutoramento, mas mesmo assim estar escalado para lecionar a matéria Desenvolvimento Econômico e Comparado: em função dele dividir a referida matéria com Gilca e Uallace, e a sua viagem não estar marcada para o início do semestre letivo de 2017.2, haverá a possibilidade de lecioná-la para os pós-graduandos.

André avisa que o prof. Vitor Couto Athayde talvez seja transferido para a Universidade Federal do Piauí e que haverá, futuramente, o pedido formal do docente para o pleito do Departamento. Que, inclusive, as reitorias da UFBA e da UFPI já estão negociando, havendo a possibilidade de abertura de mais uma vaga para a Faculdade de Economia.

Após as pontuações de mudanças marginais, a Programação foi aprovada por unanimidade.


O que ocorrer.

Nenhuma discussão adicional.


Relatoria feita por Felipe Duplat Luz.

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Categorias
tags

Copyright © 2017 DAECO-Ufba - All rights reserved.

bottom of page