RELATORIA: Reunião de Congregação (28 ago 17)
- dapliniomoura
- 12 de set. de 2017
- 5 min de leitura
No dia 28 de agosto de 2017, às 14 horas, na Sala de Congregação, aconteceu a Reunião de Congregação da Faculdade de Economia para apreciar a seguinte ordem do dia:
Prezado(a), Convoco Vossa Senhoria para a reunião ordinária da Congregação da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia, a ser realizada em 28 de agosto de 2017, às 14:00 horas, na Sala Professor Antonio Plínio Pires de Moura (2º andar), com a finalidade de apreciar a seguinte ordem do dia: 1. Informes;
2. Homologação de atividade de extensão: Grupo de Estudos em Economia de Energia;
3. Contratação de Professor visitante - PPGE;
4. Substituição do Representante da FE no Conselho de Pesquisa e Extensão;
5. Avaliação Institucional da FEUFBA realizada pelo DAECO
6. O que ocorrer.
Estiveram presentes, os membros com direito a voto:
Henrique Tomé (Diretor)
Gervásio Santos (Vice-Diretor)
André Mota (Chefe de Departamento)
Uallace Moreira (Coordenador do Colegiado)
Antônio Renildo (Coordenador do Colegiado da Pós-Graduação)
Gisele Tyriaki (Suplente de Cláudia Malbouisson - Membro no CAPEX)
Gilca Garcia (Membro no CAE)
Antônio Lielson (Representante dos Docentes)
João Alexandre (Representante dos Técnicos-Administrativos)
Fábio Senna (Representante dos Discentes)
Felipe Duplat (Representante dos Discentes)
Além disso o Prof. Ricardo Caffé e os discentes Jamile Souza, Alexandre Bittencourt e Sandro Souza.
________________________________________________________________
Informes:
01.
Gilca informa sobre ofício 074/2017 encaminhado à Presidência da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD) sobre a situação orçamentária das IFES em 2017/2018. Além disso, leu, na íntegra, a nota feita pela Andifes a partir do Ofício encaminhado.
Leia na íntegra:- Ofício 074/2017/FORPLAD- Nota à Sociedade (Andifes)
02.
Tomé pergunta à representação estudantil sobre o andamento da formulação da Associação dos Ex-Alunos. A representação justifica que, devido às atividades acadêmicas, o contato com um ex-aluno que estava a frente do processo se perdeu.
03.
Sandro dá informe sobre o andamento da instituição da Empresa Júnior de Economia. As etapas estão bem avançadas e o projeto apresenta-se de modo bastante promissor. Explica, também, que o movimento das EJr é importante para auxiliar no aprendizado dos estudantes.
04.
Tomé informa que foi realizada uma reunião com os funcionários e destaca a importância para esses tipos de atividades para dinamizar e encurtar as relações entre a administração e os membros da Faculdade.
05.
Tomé informa também que reuniu com o Delegado-Chefe da SSP e resolveu o impasse sobre as vagas de estacionamento na frente da faculdade e a placa que indicava as vagas reservadas à Polícia Civil foi retirada.
Informa também sobre a utilização do estacionamento interno da Faculdade será feito sorteios para utilização semestral. No entanto, Gisele sugere que essa rotatividade seja menor e pede que a possibilidade de se reduzir para 30 dias seja avaliada. Segundo a docente, deixando a rotatividade em um semestre, o tempo de espera para que o docente X fosse beneficiado novamente seria muito grande, dada a quantidade de professores lotados no Departamento.
Gilca concorda com a sugestão de Gisele e Tomé resolve que irá encaminhar a questão para o Apoio Administrativo.
06.
Tomé informa que haverá uma homenagem aos professores e funcionários aposentados promovidos pela Faculdade no dia 05 de outubro.
07.
Tomé e Gervásio estiveram presentes em reunião com a Seplan para discutir as formas e maneiras que se daria a parceria com a instituição.
08.
A Representação Estudantil informa sobre o interesse do Diretório em convidar a PROAD para a reunião da congregação a fim de expor alternativas e reiniciar o debate sobre o BUZUFBA para a Piedade. Tomé se compromete em convocar a Pró-Reitora Dulce.
PONTO 02
Homologação de atividade de extensão: Grupo de Estudos em Economia de Energia
Tomé informa o interesse do Professor Ghirardi na homologação da atividade de extensão do Grupo de Estudos em Economia da Energia e põe em votação a sua aprovação.
Ponto aprovado por unanimidade, porém ressalvado por Gisele.
PONTO 03
Contratação de Professor visitante - PPGE
Tomé introduz o ponto sobre a indicação do nome de Nuno Jorge Rodrigues Teles Sampaio (Lattes) como professor visitante por 2 anos, renováveis por mais 2, para o PPGE. E passa a palavra para o professor Renildo.
Renildo informa que o professor é Nuno Jorge Rodrigues Teles Sampaio participou da seleção de professor visitante e foi escolhido por Comissão. (Veja Edital)
Caffé pergunta se houve outros professores participando da seleção. Renildo diz que sim.
A representação estudantil pergunta se o candidato é o mesmo que participou do concurso de Política e foi reprovado. Os membros explicam que sim e fala que o currículo do candidato e seu plano de trabalho é bastante relevante e trará uma importante contribuição para a pesquisa na escola.
A representação estudantil pergunta se as suas atividades serão exclusivas para a Pós ou envolverá também a Graduação. Os membros informam sobre isso ser incerto e que depende das atribuições do Edital.
Após discussões, o ponto foi aprovado por unanimidade.
PONTO 04
Substituição do Representante da FE no Conselho de Pesquisa e Extensão
Tomé informa que a professora Cláudia renunciou ao cargo no CAPEX e é necessário eleger um novo membro para ocupar sua vaga. Abre para considerações da plenária.
Lielson levanta a questão sobre Gisele ocupar a vaga de Cláudia, pois a mesma já é sua suplente no Conselho.
Renildo explica que o suplente substitui o titular em caso de ausência, quando há exoneração não atende aos requisitos da suplência, neste sentido, entra o papel da vacância.
Gisele diz que não tem interesse em assumir a titularidade, dada que as reuniões do CAPEX acontecem às segundas e em horário de aula. Faz indicação do nome do professor Caffé para essa vaga.
Renildo informa que há o interesse do professor Filgueiras em assumir a vaga dessa titularidade e o mesmo reforça sua indicação enaltecendo seu currículo.
Lielson diz que respeita a indicação do professor Caffé mas chama à atenção que, semanas antes, a Programação Semestral disponibilizada aos docentes já indicava que o professor Caffé era o membro CAPEX. André explica que esta indicação foi um erro da secretaria do Departamento. Lielson reforça que este tipo de erro é absurdo, fere e desrespeita as instância de decisão da Faculdade. Tomé vai ao encontro da exposição do prof. Lielson e repudia o acontecido.
Tomé convoca os membros da Congregação para realizar a eleição com votação secreta para a escolha do novo membro no Conselho Acadêmico de Pesquisa e Extensão entre os professores Filgueiras e Caffé.
Após a contagem dos votos, Filgueiras (6 votos de 11) foi eleito para assumir a titularidade do CAPEX e substituirá Cláudia nas próximas reuniões da Congregação.
PONTO 05
Avaliação Institucional da FEUFBA realizada pelo DAECO
Tomé fala sobre o Relatório da Avaliação feita pelo Diretório Acadêmico, parabeniza a representação estudantil pelo novo formato de relatório e abre a discussão.
Lielson faz uma ponderação acerca do nome “Institucional”. E considera que a Avaliação realizada pela Representação Estudantil trata mais a respeito sobre a qualidade do ensino; não ao ambiente mais macro.
A Representação Estudantil chama à atenção que a avaliação traz a opinião dos estudantes e é realizado exclusivamente pelo Diretório Acadêmico; tanto que é tomado o cuidado de não apresentar outra logo no documento, se não a do DA, a fim de não provocar nenhuma confusão com a Avaliação Instituição da Universidade. Além disso, pontua o interesse de se aprimorar essa avaliação com construções de indicadores e matrizes de desempenho.
Tomé afirma que levará algumas questões do relatório à administração central da Universidade a fim de buscar soluções para algumas demandas.
O que ocorrer.
01.
A Representação Estudantil faz uma consideração acerca da falta de comunicação da Faculdade sobre os eventos que ocorrem no Prédio e pede que a comunicação seja mais ampliada a fim de promover uma maior interação e integração da comunidade com os acontecimentos.
Nada mais constando.
Relatoria feita por Fábio Souza de Senna
Posts recentes
Ver tudoA Universidade DHBW – Duale Hochschule Baden- Württemberg, de Mannheim, Alemanha; e a HUST, HuaZhong University of Science and Tchnology,...
Comentarios